segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bolo de aniversário

Este foi o melhor bolo de aniversário que fiz. Só tenho pena de não ter foto do interior.

Queria pesa-lo para ir tomando notas e esqueci-me. Comecei a ver a minha vida andar para trás porque ele começou a abater um pouco e fiquei desnorteada...mas correu bem, o "abate" foi pequeno :)

Depois a decoração também de pregou uma partida, enfim, nada que não tenha solução!

Rende 10 fatias médias e desapareceu num instante!

Bolo colchão de noiva


Ingredientes:

6 ovos
250gr de açúcar
100gr de fécula de batata
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
Sumo de meio limão (usei lima)

Preparação:

Untar uma forma (usei de 22cm, sem buraco) com manteiga e polvilhar com farinha
Pré aquecer o forno a 190ºC.
Separar as gemas das claras com cuidado. Bater as claras em castelo. Depois, sem bater, misturar o açúcar  e a farinha. Mexer bem. Juntar as gemas, a fécula, o fermento e o sumo de limão. Depois de bem misturado verter na forma e levar ao forno durante 1 hora. (o meu esteve 40/45 min, acho que foi por isto que abateu).

Notas: Recheei e cobri com creme pasteleiro que compro em pó e ao qual adiciono leite e açúcar, misturo e está pronto a usar. Era suporto "colar" chocopalitos a volta do bolo todo, mas simplesmente estavam todos colados menos esses dois míseros palitos. Toca a ir buscar os canudinhos :s. A cobertura foi feita com os chocopalitos triturados com chocolate branco. As flores e a letra "M" foram feitas em pasta de açúcar.

Fonte: http://tricas-e-nicas.blogspot.pt/

7 comentários:

  1. Olá Daniela.
    O seu bolo esta muito vistoso e bem bonito.
    Não se nota nada que houve-se abatimento.
    Saboroso também deve de estar,disso não tenho duvidas. Bem que comia uma fatia hummmmm. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado super saboro! Pelo aspecto 5 estrelas! :)

    ResponderEliminar
  3. maravilhoso... lindo... e certamente delicioso ;)
    abatimento? qual abatimento???? não se nota nadinha di nada :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  4. Olá Daniela, passei p/ conhecer teu blog e gostei muito.
    Já cheguei encontrando esse bolo maravilhoso, ficou muito lindo mesmo.
    Parabéns pelo bolo, pelo blog e te desejo muito sucesso.

    Já fiquei te seguindo, pois pretendo voltar.
    Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

    Bjssssssss e uma semana bem maravilhosa.

    ResponderEliminar